Picadinho de Carne de Soja a moda DiMAIS

picadinhodesoja

"Sabe esses dias
Em que horas dizem nada
E você nem troca o pijama
Preferia estar na cama
Um dia, a monotonia
Tomou conta de mim
É o tédio" 
(Tédio - Biquini Cavadão)
Então "Levanta e serve um café
que o mundo acabou" 
(Nostradamus - Eduardo Dusek)
" Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima"  
(Volta por Cima - Paulo Vanzolini)

Isso mesmo! Tá com tédio? Nada de se atirar do prédio ou ficar na frente da TV vendo besteira ou lendo o jornal de ontem! O mundo não acabou e então “levanta, sacode a poeira e faz um café”. Aproveita que tá na cozinha e já vai mudando o rumo da sua frequência cerebral, sintoniza novamente as suas vibrações para algo bem positivo e vamos preparar o almoço!

Aciona seu app de música! Escolhe uma playlist bem animada e canta e dança sem parar… enquanto isso vai anotando aí a sua lista de ingredientes:

  • uma xícara de carne de soja em pedaços
  • uma xícara de batata cortada em cubos pequenos
  • uma xícara de cenoura cortada em rodelas
  • meia xícara de tomates cerejas cortados na metade
  • meia xícara de tomates débora ou italiano cortados em cubos
  • meia xícara de azeitonas verdes picadas
  • uma xícara de ervilhas frescas
  • meia xícara de cebola cortada em pequenos pedaços
  • uma colher de sopa de alho cortado em pedaços miudos
  • Sal
  • orégano
  • Nós moscada
  • doze folhas de manjericão fresco
  • meia xícara de cheiro verde bem picado
  • Azeite de oliva extra virgem

Anotou?

Enquanto você se organiza com os itens da lista, aumenta o som! E vamos providenciar a forma de executar:

  1. Coloque a carne de soja de molho em água filtrada e deixe por quinze minutos

Tic tac tic tac tic tac

Enquanto deixa passar o tempo, não vai pensando que vai ficar sem fazer nada não! Vai dançando, cantando e vibrando carinho e saúde para aqueles que vão saborear sua comida. E já vai preparando os outros passos…

2. Na panela de pressão… coloque duas colheres de sopa de azeite e refogue o alho, a cebola e o tomate cortado em cubos até ficarem bem macios

3. Depois coloque a batata, a cenoura e as ervilhas e já vai refogando tudo, mexendo sempre para não queimar.

4. Tempere os tomates cerejas com sal, orégano e uma colher de azeite e deixe reservado e marinando.

5. Coloque água filtrada na panela de pressão e adicione sal, orégano e nós moscada e deixe pegar ponto de fervura

Passado os quinze minutos…

6. retire a carne de soja da água e aperte para soltar o máximo do líquido. Lave umas três vezes e aperte para tirar o excesso de água.

7. Coloque a carne de soja na panela de pressão, misture bem com os outros ingredientes e tampe. Quando pegar pressão, deixe por três minutos.     Desligue o fogo, tire a pressão e verifique se está tudo cozido. Se não tiver, tampe e deixe mais um ou dois minutos na pressão. Se tiver apague o fogo.

8. Adicione as azeitonas verdes e  metade do cheiro verde e mexa bem.

9. Experimente e acerte o sal, orégano e a nós moscada, se achar necessário.

10. Prepare uma xícara de água com amido de milho ou fécula de batata bem diluídos e coloque na panela de pressão, acenda o fogo e mexa até que o caldo engrosse um pouco.

11. Retire tudo da panela, coloque num recipiente para servir e cubra distribuindo os tomates cerejas, a outra metade do cheiro verde e as folhas de manjericão fresco e regue com duas colheres de sopa de azeite.

Tá prontinho para servir!

Espero que tenha gostado!

Um abraço!

Di Ferreira, culinarista vegano, ao seu dispor!

 

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Veja uma pequena amostra dos conteúdos que serão abordados:

  1. Planejamento para refeições saudáveis
  2. Rudimentos para a elaboração de cardápios veganos saudáveis
  3. O que observar nos cardápios para café da manhã, almoço, jantar, lanches e para antes de dormir
  4. Circunstâncias para uma alimentação saudável
  5. Sobre a eliminação dos venenos alimentares e dos agrotóxicos
  6. Dietas desintoxicantes, alimentos detox e a gordura no fígado
  7. O poder dos alimentos no equilíbrio da saúde
  8. O consumo de vegetais, especiarias e antioxidantes
  9. Cardápio para Diabéticos
  10. Alimentar-se para emagrecer
  11. Cardápio sem glúten
  12. O uso dos alimentos e o controle do colesterol
  13. Os bons carboidratos no cardápio saudável
  14. O uso dos cogumelos
  15. Os usos do tofu, dos feijões e dos grãos
  16. A inclusão de sopas nos cardápios
  17. O Cardápio sem lactose
  18. Cereais e granolas: além do café da manhã ou do lanche da tarde.
  19. A Batata Doce e a Tapioca
  20. Cardápio para quem tem Pressão Alta
  21. As proteínas num cardápio vegano saudável
  22. Os leites vegetais no seu cardápio saudável
  23. Os Cardápios anti-inflamatórios: para quem tem artrite, artrose e outros males relacionados
  24. Cardápios para controle e cura de doenças
  25. Sobre o planejamento de refeições saudáveis: modelos para te dar um start

 

Interaja!