Leite e Ricota de Amendoim: boas opções para compor um café da manhã saudável

leitedeamendoim

Como nós estamos na época de pensar, refletir, discutir e praticar uma alimentação saudável, apresento-lhes duas receitas práticas e rápidas de fazer. Além de serem bem baratas. Com aproximadamente R$ 3,00 você prepara as duas. Isso que é um café saudável e barato, hein? E melhor você se livra de produtos industrializados, extremamente processados e repleto de ingredientes nocivos para a sua saúde. Proteja-se! Ame-se!

Então vamos lá preparar o leite de amendoim?

  1. Coloque uma xícara de amendoim torrado (não compre frito) , sem pele e sem sal em meio litro de água e deixe de molho a noite toda.
  2. Pela manhã jogue a água do molho fora e lave bem o amendoim para retirar qualquer impureza ou toxinas que porventura ainda possua.
  3. No liquidificador, coloque um litro de água gelada e despeje o amendoim.
  4. Bata em velocidade média e até que o amendoim fique todo moído.
  5. Coe um coador de voal ou destes que vem acoplados em coador de plástico para coar café. Quanto mais fino o coador, melhor.
  6. Pronto! O leite de amendoim já está disponível para beber geladinho e puro. O sabor é ótimo! Ou para bater com frutas, com cacau, aquecer (não ferva)  para beber com leite ou com granola e da forma que sua imaginação mandar.
  7. Na foto, bati com mamão papaia bem docinho. Nem precisa colocar açúcar.

E o que faço com a borra de amendoim que sobrou?

Faça a ricota de amendoim:

  1. Amasse bem a ricota até tirar ao máximo o líquido e deixar bem sequinha e farelenta
  2. Misture chimichurri, sal rosa do himalaia, orégano, pimenta calabresa ao seu gosto.
  3. Coloque duas colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem e mexa bem.
  4. Pique azeitonas verdes bem miudinhas e misture também.
  5. Por fim, coloque umas fatias de azeitonas verdes por cima para enfeitar.
  6. Deixe “marinar” na geladeira por trinta minutos para os ingredientes comunicarem o sabor

E passe no pão integral de sua preferência.

E você pode inventar sabores de ricota da forma como desejar. Ou pode deixar mais úmida e com um pouco do leite de amendoim e mexer bem para ficar com a consistência de um patê.

Fácil, rápido, saborosos e saudáveis. E muito baratinho!

Espero que tenha gostado!

Até a próxima!

Di Ferreira, culinarista vegano ao seu dispor.

 

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  1. Planejamento para refeições saudáveis
  2. Rudimentos para a elaboração de cardápios veganos saudáveis
  3. O que observar nos cardápios para café da manhã, almoço, jantar, lanches e para antes de dormir
  4. Circunstâncias para uma alimentação saudável
  5. Sobre a eliminação dos venenos alimentares e dos agrotóxicos
  6. Dietas desintoxicantes, alimentos detox e a gordura no fígado
  7. O poder dos alimentos no equilíbrio da saúde
  8. O consumo de vegetais, especiarias e antioxidantes
  9. Cardápio para Diabéticos
  10. Alimentar-se para emagrecer
  11. Cardápio sem glúten
  12. O uso dos alimentos e o controle do colesterol
  13. Os bons carboidratos no cardápio saudável
  14. O uso dos cogumelos
  15. Os usos do tofu, dos feijões e dos grãos
  16. A inclusão de sopas nos cardápios
  17. O Cardápio sem lactose
  18. Cereais e granolas: além do café da manhã ou do lanche da tarde.
  19. A Batata Doce e a Tapioca
  20. Cardápio para quem tem Pressão Alta
  21. As proteínas num cardápio vegano saudável
  22. Os leites vegetais no seu cardápio saudável
  23. Os Cardápios anti-inflamatórios: para quem tem artrite, artrose e outros males relacionados
  24. Cardápios para controle e cura de doenças
  25. Sobre o planejamento de refeições saudáveis: modelos para te dar um start

 

 

 

 

 

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